terça-feira, 2 de abril de 2013

As Características dos Meios de Aprendizagem Interativa online

O Impato da multimédia, seja online, ou face a face, depende de certos princípios, sendo estes, o Princípio Multimédia em que os alunos aprendem melhor a partir de palavras com gráficos ou imagens do que de palavras isoladas; Princípios de contiguidade espacial, os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens correspondentes são apresentadas lado a lado na página ou no ecrã; Princípios da contiguidade temporal, os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens correspondentes são apresentadas em simultâneo em vez de sucessivamente; Princípios da coerência, os alunos aprendem melhor quando palavras estranhas, imagens e sons são excluídos em vez de incluídos; Princípios da modalidade, os alunos aprendem melhor a partir de animação e narração sonora em vez de animação e texto no ecrã; Princípio da redundância, as pessoas têm uma capacidade limitada para processar material visual e auditivo que é apresentado simultaneamente, portanto, os alunos aprendem melhor a partir de animação e narração do que uma combinação de animação, geração e texto no ecrã; Princípio das diferenças individuais, os efeitos do desenho são mais fortes para alunos com baixos conhecimento do que alunos com muitos conhecimentos, e para alunos com elevada capacidade espacial do que para alunos de baixa capacidade espacial.
Existem, assim, características de ferramentas específicas onde dentro destas subsistem inúmeros de exemplos de ferramentas online, sendo estes, a impressão e texto, vídeo e gráficos, áudio, dispositivos móveis como PDAs e smartphones e Internet. Na impressão e texto não existe meio mais omnipresente do que a impressão. A impressão fez parte do primeiro mecanismo (Livro) e os livros foram os primeiros bens de produção em massa. Este foi, inicialmente, o meio dominante na educação à distância. A impressão e texto por exemplo trazem vários pontos fortes de entre os quais se podem destacar os custos, uma vez que imprimir é um dos mais baixos custos das tecnologias one-way, a estabilidade, uma vez que o texto impresso e os materiais online podem ser reorganizados com relativa facilidade através do comando cortar e colar com a utilização de processadores e editores. Contudo, transporta junto a si também pontos fracos como o facto de a impressão não ser interactiva o que conduz à passividade e a uma aprendizagem mecanizada. Outra ferramenta são os gráficos e vídeos. Estes podem aumentar a motivação dos utilizadores, prepara a perceção a pedir auxílio, e assistiram ao desenvolvimento do pensamento de ordem superior e formação do conceito. Os gráficos não animados combinam com o elevado conteúdo de informação, com baixa produção e distribuição de custos. Já na utilização da videoconferência, as sessões de videoconferência têm diversas características pedagógicas, sendo estas, o acrescimento de uma sensação de envolvimento direto e a presença física entre os alunos, providenciavam oportunidades para uma aprendizagem de qualidade, forneciam oportunidades de aprendizagem interativa e ao vivo para lugares distantes e reduziam o tempo de viagem. Tinha como pontos fortes o facto de o ensino poder ser explorados com estratégias funcionais apropriadas. Relativamente, à utilização da teleconferência, a teleconferência acarreta várias características, sendo estas, encorajar a presença social e a coesão entre os utilizadores, permite a partilha de recursos visuais, torna a aprendizagem colaborativa sendo mais atrativa e praticável e pode ajudar no ensino de conceitos abstratos , demorados, arriscados ou conhecidos. O projeto ou planificação é importante na aprendizagem baseada na videoconferência. O áudio: IPods, Leitores de MP3 e VoIP afirma que o serviço de Download de áudio da APPLE, o IPOD, tornou-se o padrão para a música portátil não só como altamente funcional, mas também belissimamente concebido para a tecnologia. Assim, os padrões que definem as melhores táticas para o desenvolvimento de materiais para a aprendizagem móvel surgiram em grande média devido a ameaças de segurança. Os utilizadores podem descarregar ou copiar, misturar, codificar, converter, limpar e organizar ficheiros áudio e então copiá-los para CD, DVD ou dispositivos flash comos os Ipod. Os PDAs são pequenos, sem fios, bons recetores de Internet e podem suportar vídeos de dimensão de filme. O aparecimento dos microdrives, muitos pequenos, com grande capacidade de armazenamento (2Gb) estimulou a popularidade dos PDAs por algum tempo. Por útlimo esta ferramente a internet é uma ligação poderosa e um veículo comunicacional. O poder da internet assenta na sua capacidade em providenciar crescimento rápido de ligações que potencialmente aumentarão, experiâncias multissensoriais, enquanto se mantiverem adaptáveis às necessidades individuais. A internet oferece, assim, meios para atrair a atenção dos alunos e apresenta oportunidades em focar percepções e chamadas imediatas. 


Sem comentários:

Enviar um comentário