O
Impato da multimédia, seja online, ou face a face, depende de certos
princípios, sendo estes, o Princípio
Multimédia em que os alunos aprendem melhor a partir de palavras com
gráficos ou imagens do que de palavras isoladas; Princípios de contiguidade espacial, os alunos aprendem melhor
quando palavras e imagens correspondentes são apresentadas lado a lado na
página ou no ecrã; Princípios da
contiguidade temporal, os alunos aprendem melhor quando palavras e
imagens correspondentes são apresentadas em simultâneo em vez de
sucessivamente; Princípios da
coerência, os alunos aprendem melhor quando palavras estranhas, imagens e sons
são excluídos em vez de incluídos; Princípios da modalidade, os alunos aprendem melhor a partir de
animação e narração sonora em vez de animação e texto no ecrã; Princípio da redundância, as pessoas
têm uma capacidade limitada para processar material visual e auditivo que é apresentado
simultaneamente, portanto, os alunos aprendem melhor a partir de animação e narração
do que uma combinação de animação, geração e texto no ecrã; Princípio das diferenças individuais, os
efeitos do desenho são mais fortes para alunos com baixos conhecimento do que
alunos com muitos conhecimentos, e para alunos com elevada capacidade espacial
do que para alunos de baixa capacidade espacial.
Existem,
assim, características de ferramentas específicas onde dentro destas subsistem
inúmeros de exemplos de ferramentas online, sendo estes, a impressão e texto,
vídeo e gráficos, áudio, dispositivos móveis como PDAs e smartphones e
Internet. Na impressão e texto não existe meio mais omnipresente do que a
impressão. A impressão fez parte do primeiro mecanismo (Livro) e os livros
foram os primeiros bens de produção em massa. Este foi, inicialmente, o meio
dominante na educação à distância. A impressão e texto por exemplo trazem
vários pontos fortes de entre os quais se podem destacar os custos, uma vez que
imprimir é um dos mais baixos custos das tecnologias one-way, a
estabilidade, uma vez que o texto impresso e os materiais online podem
ser reorganizados com relativa facilidade através do comando cortar e colar com
a utilização de processadores e editores. Contudo, transporta junto a si também
pontos fracos como o facto de a impressão não ser interactiva o que conduz à passividade
e a uma aprendizagem mecanizada. Outra ferramenta são os gráficos e vídeos.
Estes podem aumentar a motivação dos utilizadores, prepara a perceção a pedir
auxílio, e assistiram ao desenvolvimento do pensamento de ordem superior e
formação do conceito. Os gráficos não animados combinam com o elevado conteúdo
de informação, com baixa produção e distribuição de custos. Já na utilização da
videoconferência, as sessões de videoconferência têm diversas características
pedagógicas, sendo estas, o acrescimento de uma sensação de envolvimento direto
e a presença física entre os alunos, providenciavam oportunidades para uma
aprendizagem de qualidade, forneciam oportunidades de aprendizagem interativa e
ao vivo para lugares distantes e reduziam o tempo de viagem. Tinha como pontos
fortes o facto de o ensino poder ser explorados com estratégias funcionais
apropriadas. Relativamente, à utilização da teleconferência, a teleconferência
acarreta várias características, sendo estas, encorajar a presença social e a
coesão entre os utilizadores, permite a partilha de recursos visuais, torna a
aprendizagem colaborativa sendo mais atrativa e praticável e pode ajudar no
ensino de conceitos abstratos , demorados, arriscados ou conhecidos. O projeto
ou planificação é importante na aprendizagem baseada na videoconferência. O áudio:
IPods, Leitores de MP3 e VoIP afirma que o serviço de Download de áudio da
APPLE, o IPOD, tornou-se o padrão para a música portátil não só como altamente
funcional, mas também belissimamente concebido para a tecnologia. Assim, os
padrões que definem as melhores táticas para o desenvolvimento de materiais
para a aprendizagem móvel surgiram em grande média devido a ameaças de
segurança. Os utilizadores podem descarregar ou copiar, misturar, codificar,
converter, limpar e organizar ficheiros áudio e então copiá-los para CD, DVD ou
dispositivos flash comos os Ipod. Os PDAs são pequenos, sem fios, bons
recetores de Internet e podem suportar vídeos de dimensão de filme. O
aparecimento dos microdrives, muitos pequenos, com grande capacidade de
armazenamento (2Gb) estimulou a popularidade dos PDAs por algum tempo. Por
útlimo esta ferramente a internet é uma ligação poderosa e um veículo
comunicacional. O poder da internet assenta na sua capacidade em providenciar
crescimento rápido de ligações que potencialmente aumentarão, experiâncias
multissensoriais, enquanto se mantiverem adaptáveis às necessidades
individuais. A internet oferece, assim, meios para atrair a atenção dos alunos
e apresenta oportunidades em focar percepções e chamadas imediatas.
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